A transformação do Olhar: Cores do Mundo

Os alunos e as alunas pesquisaram sobre a linguagem da pintura no Brasil e no mundo, a partir da Arte Moderna até a Arte Contemporânea. A pintura é essencialmente uma representação pictórica. Quais relações podemos estabelecer entre o desenho e a pintura? Quais são os tipos de pinturas existentes além da figurativa e da abstrata? Quais elementos são usados pelos artistas para criarem suas pinturas, como: a cor, a luz, o desenho, a fotografia, a colagem e a gravura? Estas foram algumas das questões levantadas pelos alunos no decorrer das pesquisas e dos estudos. Falamos também sobre técnicas, materiais, recursos e alguns movimentos artísticos modernos e contemporâneos.

Estudamos também a vida e a obra de alguns importantes artistas, como: Cândido Portinari, Tomie Ohtake, Arcângelo Ianelli, Di Cavalcanti, Pablo Picasso, entre outros. Como podemos transformar nossa visão e percepção do mundo através da cor, da luz e da Arte?

 

PROFESSOR MARCELO 

 

 

“A cor é o teclado, os olhos são as teclas,

a alma é o piano com muitas cordas.

O artista é a mão que toca, tocando uma tecla ou outra,

para causar vibrações na alma.”

 

Wassily Kandinsky

Wassily Kandinsky

© 2020 por Carandá VIvavida 9a Imaginar-te - Conexões em (re)construção - Montagem/Design Juliana Carnasciali - Jullipop e Rosana Rocha