O TEATRO E A ARTE BARROCA NO BRASIL:  DO BARROCO AO CONTEMPORÂNEO 

peca.png
Imagem_de_Abertura_–_Teatro_-_9anos_A_

Iniciamos nosso curso estudando sobre a Arte Barroca e a Arte Barroca no Brasil, no século XVIII. As disciplinas de Arte e História encontram-se neste projeto pedagógico para discutir e pensar as questões empíricas e estéticas no período colonial brasileiro.

Os alunos e alunas estudaram sobre as cidades históricas de Minas Gerais, suas organizações sociais, políticas, e econômicas. Outro aspecto importante abordado foi o patrimônio histórico e cultural nestas cidades mineiras em relação ao do ciclo do ouro. Estudamos também sobre arte barroca e suas características peculiares no Brasil, sua arquitetura tipicamente colonial, seu estilo e seus artistas mais influentes.

Paralelamente buscamos estabelecer algumas relações entre a Arte Barroca brasileira e o Teatro. Enfatizamos os aspectos artísticos e estéticos do barroco mineiro que congregam harmonicamente a arquitetura, a pintura, a escultura, a música, a literatura e o teatro. Quais desses aspectos sobreviveram e permanecem nesta transformação social desde o barroco, passando pela arte moderna até chegar à arte contemporânea?

 

 

 

“No teatro tudo é verdade, até a mentira.” Augusto Boal

 

 

“A teatralidade é essencialmente humana. Todo mundo tem dentro de si o ator e o espectador.

Representar num 'espaço estético', seja na rua ou no palco, dá maior capacidade de auto-observação.

Por isso é político e terapêutico.”

Augusto Boal

“Fazemos teatro para que os nossos pés e mãos não esqueçam sua longa

e maravilhosa história de artesãos do movimento da alma do homem no amar e criar.”

 

Ilo Krugli

PROFESSOR MARCELO