MEMÓRIAS DE UMA 40TENA

2020 já é, sem dúvida, um ano que ficará em nossas memórias. Ao longo deste ano tão intenso chegamos ao Fundamental 2, estamos crescendo e enfrentando uma pandemia, onde a cada dia descobrimos novos caminhos, novos tempos e infinitos espaços.

Percebemos a cada momento nossas diferentes habilidades e, também, percebemos potencialidades que nem desconfiávamos ter. Portanto, com base nas nossas experiências e vivências, vamos apresentar e representar as nossas memórias e nossos aprendizados durante a pandemia.

Aprendizado é o ato e o processo de aprender. Aprender é a construção de conhecimento, é vivenciar, experimentar. Neste momento tivemos (e ainda temos) muitas experiências ativas com a pandemia, pela pandemia e através da pandemia. Todo esse processo vivido intensamente por nós garante para todos um conhecimento que certamente carregaremos para sempre em nossas memórias.

A memória é uma das partes mais importantes da nossa existência enquanto ser humano. É com ela e a partir dela que nos religamos com as pessoas, com as experiências, com a Natureza, com a vida, com os aprendizados, enfim, ela que nos faz seremos quem somos. Ela é, portanto, fruto de tudo aquilo que, ao longo do tempo, julgamos útil, importante e necessário para nossa jornada aqui na Terra.

Partindo dessa ideia e de todo esse inacreditável laboratório, onde somos os cientistas e a experiência, nos colocamos a pensar sobre nossas memórias, descobertas, sensações e representações de toda essa vivência a partir de dois questionamentos simples:

a. Como você contará no futuro sobre a sua vivência desse momento pandêmico?

b. Do que foi vivido e experimentado em nossos Encontros Históricos (EH) ao longo desse momento, o que você considera útil, importante e necessário e que carregará para o futuro?

Esses questionamentos ganharam forma artística e foram registrados em áudio e representam, de forma muito própria e genuína, uma cultura material desse tempo pandêmico. Portanto, diante de todas essas experimentações nossos estudantes estão percebendo e se percebendo protagonistas deste momento.

O momento nos faz lembrar do lado oculto da Lua que é real, desafiador, surpreendente e que quando enfrentado coletivamente nos permite reconhecer nossas angústias e ansiedades e isso, por sua vez, traz a descoberta do novo, o conhecimento, que é o aprendizado.

Agora você está a um click de desvelar nossas memórias sobre tudo aquilo que definimos como útil, importante e necessário para entender ou começar a entender esse nosso momento de intensas descobertas e percepções. Senhoras e senhores, com vocês as nossas MEMÓRIAS DE UMA 40TENA.

PROFESSOR THIAGO

© 2020 por Carandá VIvavida 9a Imaginar-te - Conexões em (re)construção - Montagem/Design Juliana Carnasciali - Jullipop e Rosana Rocha