São Paulo: uma janela para o passado, o presente e o futuro.

peca.png

A escola é uma janela aberta para o mundo – a partir da rua, do bairro, da cidade, envolvendo o país e o planeta inteiro. É um feixe múltiplo e complexo de conexões com a história humana, no tempo e no espaço.” (PPP)

 

 

Ao longo do ano, nas áreas de Ciências Humanas e Naturais, as crianças vêm estudando sobre a construção da nossa cidade a partir da observação das mudanças e permanências da paisagem, através de diferentes janelas.

Muitas perguntas traçaram o caminho dos nossos estudos:

Como será que nossa cidade começou? Quem foram os primeiros moradores?

Será que São Paulo sempre foi essa cidade tão grande, com tantos moradores, com um trânsito tão intenso?

O livro Paula de São Paulo nos ajudou a entender o surgimento e a ocupação da Vila São Paulo de Piratininga, que, mais tarde, deu origem à nossa cidade. Mas o que é cidade?

 “Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.

Por município, entende-se o espaço territorial político dentro de um estado ou unidade federativa, é o espaço administrado por uma prefeitura. O município possui a sua zona rural e a zona urbanizada.

Um mesmo município pode ter várias cidades, também chamadas de distritos, de forma que o nome do município será o mesmo da cidade principal ou do distrito sede, e é nesse distrito que se encontra a administração ou prefeitura.”

O período de quarentena nos fez pensar e ver como São Paulo se transformou a cada dia de um outro ponto de vista e trouxe discussões muito interessantes para os nossos encontros online. Discussões como o que está aberto e o que fechou, e quais os motivos, foram focos das nossas aulas.

A leitura do livro “As cores da quarentena” nos ajudou a compreender como as pessoas estão enfrentando esse período de isolamento na cidade que nunca dorme.

O crescimento de São Paulo trouxe algumas questões que nos fazem pensar sobre as consequências que temos vivido: os rios foram, pouco a pouco, perdendo suas principais funções, canalizados e poluídos, e o crescimento desordenado da cidade que interfere no trânsito, na poluição do ar e sonora, dentre outras questões. Vídeos, leituras e análises de pinturas nos acompanharam nesta reflexão.

Também nos fizeram pensar em qual é o futuro da nossa cidade e qual é o nosso papel na construção dela?

E você, o que vê a partir da sua janela? O que deseja para a nossa cidade?

Conheça um pouco deste trabalho e aproveite para sonhar com sua janela para o futuro.

 

 

PROFESSORAS : CAROL, LUCIANA, ESTER E GABY

PENA, Rodolfo F. Alves. "Cidade e Município: qual é a diferença?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidade-municipio-qual-diferenca.htm. Acesso em 27 de março de 2020.

 

peca.png