Do esboço à construção da nossa escola – conectando estudos .

Nossa escola, assim como nossa família, possui uma história construída coletivamente por diferentes pessoas. Este trabalho caminha pela construção da nossa escola, partindo do passado, observando o presente e almejando o futuro. 

Os grupos revisitaram o projeto apresentado na Imaginar-te pelos 2ºs anos de 2019, esboços de como seria a escola nova, projetados sobre a foto do terreno onde seria construída.  

A partir daí, nossos alunos perceberam as mudanças ocorridas na construção ao longo deste tempo e foram convidados também a projetar e imaginar como a escola ficará no futuro, mas agora sobre a foto da construção atual.  

Nesse percurso, exploraram conteúdos da área de Ciências Humanas, como algumas formas de representação do espaço: plantas baixas e fotos em diferentes perspectivas. Conversamos também sobre as diferentes profissões existentes na escola e os profissionais envolvidos na construção do novo prédio, identificando a importância do papel desempenhado por diferentes sujeitos para a transformação dos espaços. 

E agora, no presente, como está o espaço da escola?  

Durante a pandemia a escola seguiu acontecendo em diferentes lugares, na casa de cada um de nós. Desenharam como a escola está acontecendo neste momento e ainda investigaram como chega o som e a imagem em nossas casas, estabelecendo relação com os estudos de Ciências Naturais sobre os cinco sentidos. Nesse processo investigativo, criaram maquetes representando como a internet possibilita que nossas as aulas online aconteçam. 

Percebendo-se como seres históricos que leem o passado e atuam no mundo, modificando sua relação com o tempo e com o espaço. Sonhando, imaginando, revivendo e vivendo. 

 PROFESSORAS FRAN, DANIELLE, MAURA E  ADRIANA GARCIA

© 2020 por Carandá VIvavida 9a Imaginar-te - Conexões em (re)construção - Montagem/Design Juliana Carnasciali - Jullipop e Rosana Rocha